Eu cheguei no dia 26 de julho (1 mês depois da maioridade!) no aeroporto de Saint-Exupéry (não podia ter mais haver comigo, já que eu adoro "Le Petit Prince") após ter passado algumas horas em Portugal (por causa da escala) e ter visto minha prima Gabi e minha tia Estherzinha que eu amo demais, e conhecido um pouquinho de Lisboa.
Ao chegar encontrei minha primeira família e o chairman, que me deu as boas-vindas e tal.
Bienvenue en France!
Trouxe poucas coisas!
Quando eu cheguei aqui fazia muito calor, bem mais do que em Vitória, e isso me surpreendeu. Depois de um tempo fiquei sabendo que a minha região é ainda melhor do que eu pensava. Enquanto há regiões da França que sempre fazem frio aqui não, ao contrário do que eu pensei aqui faz muiito calor no verão e muito frio no inverno. É lindo demais observar a mudança de estação, cada uma tem seu charme e é tão facilmente observável a diferença entre elas, coisa que não acontece no Brasil. Aqui se vive ao extremo cada estação, que interfere no humor, na paisagem, na culinária e no modo de vida dos franceses.
No meu primeiro dia nós fomos na casa da Marine e da Anne. É um pouco longe mas o caminho é maravilhoso, com vários campos de girassóis, lagos e montanhas que só se vê em filmes. Fiquei encantadíssima!
Eu, minha mãe e minha irmã Coline em frente a casa da minha irmã Marine e da Anne (namorada da minha irmã)
Kimo! Eu amo ela e amo essa foto. É a cadela de Marine, ela mora com a gente e é um amor!
Um dos lindos campos de girassóis.
No segundo dia aqui nós fomos a uma festa da vila onde fica minha escola, Pontcharra. Todo ano tem essa "fête de la Rosière" (ou algo assim) e cada ano tem um tema. Esse ano o tema foi country. Havia tendas de índios, desfile com roupas tipicas, banda, cenário country... Achei muito legal! Nesse dia eu conheci 3 intercambistas que estudariam comigo (a Marina eu ja tinha conhecido no aeroporto de São Paulo) e a minha mãe e meus irmãos da segunda família. A noite eu ainda saí com minha irmã Coline, nós fomos pra casa de um amigo dela e comemos crepe. Já no meu segundo dia tive que ouvir um monte de gente jovem falando francês muiito rápido, mais ou menos como eu falo em português! haha não entendi muita coisa, mas foi legal!
Eu já não me lembro mais da ordem dos acontecimentos, só sei que depois que cheguei, passei 1 semana livre antes de começarem as aulas.
Essa semana foi ótima, o tempo aqui estava maravilhoso, todo dia eu acordava tarde, lia um pouco, aprendia um pouco de francês... deu até pra pegar um bronze nessa vida boa de férias. Foi em um desses dias que eu descobri o quanto amo os pissenlits, aquela florzinha amarela que depois fica branca e tem as pétalas levadas pelo vento. Eu soprei muitas delas que eu encontrei pelo caminho.
Onde eu ficava sentada pegando solzinho e lendo.
Pissenlit!
La Flachère, minha vila.
Teve um dia que eu fui conhecer minha escola, e minha primeira impressão do Lycée Pierre du Terrail foi a melhor possível. A escola é linda, rosa, com muita grama e árvores e algumas roseiras também. O ensino aqui na França é bem puxado, todos estudam integralmente, almoçamos na escola todo dia. A qualidade do ensino público aqui é excelente.
Nesse mesmo dia fomos a Grenoble para resolver algumas coisas na faculdade da minha irmã. A primeira impressão de Grenoble também foi ótima. É uma cidade linda demais, uma gracinha.
Lycée
O começo de tudo
Grenoble
Eu adoro essa cidade
4 de setembro
Fiz o primeiro strike da minha vida! =) mas mesmo assim fiquei em último!
Dia 3 de setembro começaram minha aulas,caiu numa quinta-feira. O primeiro dia de aula foi ótimo, todos foram muito gentis. A minha turma é pequenininha, tem só umas 25 pessoas. Os professores foram muito atenciosos e alguns alunos também, eles almoçaram com a gente e nos levaram para as aulas. Aqui os alunos que mudam de sala a cada aula, não os professores, tem horas que temos que andar bastante de uma sala a outra. Todos prestam muita atenção na aula, ninguém conversa muito nem dorme, beem diferente do Brasil, mas também diferente de vários outros países pelo que as outras intercambistas falaram. Ah, uma coisa legal apesar de muito formal: ninguém trata os professores por "professeur" e sim por Madame, Mademoiselle e Monsieur, muito chique! haha Acho legal essa "politesse" tão respeitosa francesa.
Novos colegas de classe: Lucca, Maria, Julie, eu, Claire e Anita
Cohantan, Remy, eu e Marina
A primeira vez que a gente se sentou na grama
No sábado (05-09) pela manhã nós fomos a uma feira que acontece uma vez por ano aqui em La Flachère, tem várias coisas pra comprar, entre elas animais. Minha mãe comprou um galinha branca chinesa muito fofa.
Um cavalo na feira
De tarde Marine me levou pra montar o cavalo da família, Oscar! Foi muiito legal, descobri que eu sei montar bem acredita? Tirei fotos lindas da vista de onde fomos a cavalo. Os netos da vizinha apareceram e quiseram montar também, muito foofos, aí eles foram com a gente.
arrumando o cavalo...
minha mãe cuidando da minha segurança...
e voilá!
Grenoble vista de cima
Na caverna
Nesse lugar havia vários jogos típicos franceses feitos de madeira.
No outro fim de semana minha irmã Caroline já tinha voltado da China e no sábado nós fomos almoçar na casa da Marine e depois fomos levar Caroline e sua amiga para pularem de body jumpig! Fiquei com medo por elas, elas pularam juntas de uma altura enoorme, acho que 105 metros!
A noite eu e Marina fomos para uma fête na casa do amigo do Florent. O Florent fez intercâmbio no Brasil, por isso que ele e a Marina se conhecem e ele nos chamou pra esse aniversário. Nós acampamos no lugar, foi muito legal!
Vista da casa da Marine e da Anne
fête!
acampando
No outro dia eu estava morta, mas a Vallerie (minha terceira mãe) me chamou para passear em um trem (funiculaire?) aqui perto, o trem mais inclinado da europa, e eu fui. É inclinado meesmo, a descida é tipo de montanha-russa mas só que devagar. O trem nos levou a um lugar lindo com uma vista linda (já ta ficando chato dizer isso, mas o que eu posso fazer se frequentemente eu me deparo com vistas maravilhosas. Nunca imaginei que me encantaria tanto por montanhas, sempre manifestei minha preferencia pelo mar, praia, litoral... mas as vistas daqui não ficam nem um pouco atrás da vista lá de casa.).
Lá em cima as pessoas praticam parapente e alguns outros esportes. Na semana seguinte teria uma competição super importante de parapente.
Gwen, Vallerie e eu. (futura irmã e futura mãe)
Eu e Maria. No fundo muitos parapentes!
Talvez eu já tenha dito que quarta-feira é um dia bom aqui, nós não temos aula a tarde. Na quarta da semana seguinte, dia 15, Greta e Ericka fizeram uma festa mexicana.
O México completou 200 anos de Independência e acho que intercambistas no mundo todo estão comemorando (mais tarde descobri que o Juan fez um jantar mexicano lá em casa). São 5 dias de festa (festa meeesmo), isso deixou as meninas um pouco tristes por não estarem lá, mas nós comemoramos aqui. Elas fizeram um almoço, mas eu não fui porque acordei muito tarde da reunião do Rotary do dia anterior e faltei a única aula que tenho quarta (depois falo dessa minha primeira reunião, porque por enquanto estou sem as fotos. Foi ótima!)
Nós dançamos músicas mexicanas, usamos sombreiros, pintamos o rosto...
Viva México Cabrones!
Pulseirinhas do Nosso Senhor do Bonfim que eu dei pra elas
Bom acho que é basicamente isso. Depois,no final de semana, nós fomos pra Annecy e o resto eu já contei.
Tenho certeza que esqueci muitas coisas mas com o tempo vou escrevendo aqui. É uma sensação muito boa de "aproveitei bem o meu tempo" ver o tanto de coisas que eu fiz esse mês. Foi por isso que eu fiz o blog, pra mim mesma, porque recordar é viver e por aqui eu vou deixar escrito um pouquinho (não consigo escrever um décimo do que acontece) da minha vida na França.
7 comentários:
Amei seu blog. Estou sempre aqui para saber das novidades.
Bjs. Tia Andreia
Seus posts estão tão bonitos, estou muito feliz por vc Fil! beijão de quem vc mais ta com saudade haha
que mes animado heim!? eh mt bom poder saber da sua vida pelo blog! nao para de escrever, na falta de e-mail vai o blog ne?! hahahahah, beijaaaao, Dani
Gostei muito desse post! Suas fotos estão lindas! Bjuszx
Como não podia deixar de ser, acabei de ler TODO seu blog, e minhas lagriminhas rolaram....Saudades!!!!!!!
Quando voltar, estará apta a lançar um livro, pois escrever, já está sabendo muito bem...e estórias, não faltarão....
zeze
Laíza, não desanime nunca de escrever, é muito bom ler tudo que acontece com voce aí, estou com saudades mas feliz por voce esta curtindo cada momento. Te amo muito.Mãe Lica
Faça alguns "programinhas" que não seja só comer, senão já viu né....
Postar um comentário