quarta-feira, 27 de outubro de 2010

2 meses em Chambéry

Bonjoour,


Hoje vou contar de como foi o dia de ontem (26/10), dia em que completei 2 meses aqui na França!Não tinha como ter sido comemorado de melhor forma.

Acordei, tomei café e fui pra casa da Greta porque a mãe dela ia nos levar à Chambéry para passarmos o dia lá com outros intercambistas.
Quando cheguei a Greta e a Anita (que vai passar um pouco das férias em cada casa porque seus pais foram pro Egito) tinham saído, então fiquei brincando de um joguinho lá com o Clément, irmão da Greta. As meninas chegaram, conversamos um pouco, depois a Nathalie chegou com seus pais e fomos almoçar.
Aii os pais da Nathalie são umas graciinhas, adoro velhinhos,mostrei minha cidade no google maps para a vovó e conversei muiito com o vovô. Ele me explicou várias coisas sobre a França, a cultura, o que os franceses pensam dos italianos, me contou do carnaval de Veneza, das comidas típicas de inverno... enfim, tivemos uma longa conversa, daquelas que só uma pessoa mais idosa sabe ter e que eu amo muito. E ainda recebi elogios pelo meu francês.
Toda essa conversa foi acompanhada de uma refeição típica que eu não canso de dizer que adoro: Racletti!
Também provei uns negócios lá que não lembro o nome por nada (e que eu disse que só provaria se ninguém me falasse o que era), uma delícia. A Nathalie ficou super feliz comigo porque a Greta e a Anita se recusavam há dois dias a provar.
Ah, provei também a tequila mexicana que a Greta deu pra família, muito boa! ;)
Depois do almoço a Nathalie atendeu meus pedidos desesperados e me deu a balança pra me pesar, porém a balança está com defeito (quero acreditar nisso) porque deu muitos quilos a mais do que era pra dar haha. Antes que alguém pense que eu estou querendo enganar a mim mesma, saibam que eu pesei duas vezes e de uma vez pra outra mudou umas 800 gramas!
Um tempo depois de almoçarmos fomos pra Montmelian buscar a Marina para irmos pra Chambéry.
Ontem o tempo estava beem melhor, o caminho pra Montmelian é lindo demais, altas paisagens de outono.
Chegando em Chambéry fomos encontrar o pessoal que já estava nos esperando na famosa fonte dos elefantes que eu demorei 2 meses pra conhecer. Estavam a Bridget, o Maurício (mexicano), a Leah (uma canadense que eu ainda não conhecia) e depois chegou o Rogério.
Fizemos algumas fotos na fonte, inclusive em cima da fonte. Essa parte não foi nada fácil já que a distância entre a água e onde estava o elefante era um pouco muito maior que minha perna, então tive que saltar, lógico que só depois que o Mau saltou pra me ajudar.
A Anita foi a primeira a fazer isso e foi muito engraçado porque depois que ela pulou ela não conseguia voltar, toda a praça já estava olhando pra gente! haha




Resolvemos fazer patinação no gelo e a Bridget foi buscar luvas para nos emprestar. Até o lugar onde é a pista deu pra ver bem Chambéry, é uma cidade muito gracinha, mas tem umas ruas estreitas um pouco estranhas.
O lugar da patinação estava com decoração de halloween, vai ter uma "festa" de halloween lá.
Quando eu cheguei na pista fiquei com muiito medo, também, o máximo que eu já tinha feito era patinar na pequena pista do shopping.
A pista aqui era enoorme e estava lotada, havia várias crianças encapetadas que corriam muiito, ótimas para tirar o equilíbrio de qualquer um.
Quando eu comecei eu só fazia gritar, estava vendo minha morte com aquelas crianças passando por mim. A Greta e a Anita me deram a mão no começo e morriam de rir do meu escândalo.
Mas em pouco tempo peguei o jeito e, sério, patinei muiito. Correndo, dançando, em dupla, em trio, em trenzinho, girando... acho que nasci pra fazer isso! haha
Eu e Greta temos uma super sintonia pra patinar juntas.Teve uma hora que deu uma pausa pra limpar a pista, aí quando recomeçou dava pra ir ainda mais rápido, eles apagaram as luzes e colocaram música. A gente dançou thriller e outra versão daquela música "olha que menina linda linda... i love sogra..." haha Nós éramos as mais animadas!
Os tombos: foram só dois. O primeiro eu estava patinando com a Bridget quando vi que a Greta quase caiu e fui dar uma de super-heroína, puxei a Bridget e nós duas caímos (a Greta não caiu no final das contas) e a outra eu estava com o Mau, que corre pra caramba e me puxava junto, quando quis virar, não ouve sincronia e eu caí.
Patinamos muiito tempo, acho que quase 2 horas. Achei que não ia conseguir nem andar depois mas estou até bem hoje.


 no começo
 fui correr pra tirar foto e quase caí





Depois de patinar paramos em uma lanchonete árabe para comermos kebab. Tava muito boom, dividimos 2 para 5 pessoas, acho que isso deixou melhor ainda.
Aí passeamos um pouco por Chambéry, infelizmente as lojas já tinham fechado. Fomos atrás dos meus macarrons que eu estava louca pra exprimentar.
Segundo a Marina eles não eram muiito bons porque tinha pouca opção, mas achei uma delícia!
Nós compramos e fomos para um parque comer lá. O parque mostrava claramente em que estação estamos, o outono.
Havia árvores coloridas e muitas folhas no chão. Fizemos guerra de folhas e muitas fotos.
Depois dessa tarde deu até uma dor no coração de pensar que o lindo outono francês já está quase acabando.


Sujei minha roupa toda e voltei pra casa igual uma criança depois de uma tarde no parque.

A volta pra casa foi um pouco tensa mas engraçada. Mais uma daquelas coisas que você vai lembrar sempre.
O caminho da estação até a casa da Marina é enoorme, sério, a gente andava, andava, falava, falava e nunca chegava. Quando finalmente chegamos, conversamos um pouco com a Brigitte, comemos macarrão à bolonhesa e a Nathálie buscou eu e Greta e nos levou pra Pontcharra, onde minha irmã e meu irmão foram me buscar pra me levar pra casa (um pouco complicado os meios de se chegar em casa aqui haha).
A noite estava liinda, muitas estrelas e a lua pertinho.
Não tinha como ter sido um dia melhor para comemorar 2 meses nesse país maravilhoso que é a França!
Depois de ontem só aumentou a sensação de "eu quero que dure pra sempre".


Nenhum comentário: