5 de Outubro, terça-feira
Ontem eu acordei um pouco doentinha com dor de garganta e de cabeça e resolvi não ir pra escola. Fiquei aqui no meu quarto no computador, estudei francês, escrevi no blog e comi.
Minha mãe me deu uns presentinhos fofos, um porta-moedas e um chaveiro de Pontcharra e uma faca legaal, acho que é canivete, típica da região de Savoie.
No almoço nós comemos uma massa lá e ovo. É assim: pega o ovo põe em um negocinho depois de cozinhar um pouco, quebra um pedaaço da casca, põe sal dentro e come com uma colher. Pra ficar melhor você pega pão (de preferência um pouco torradinho) corta em fatias e molha dentro do ovo e come. Muito bom! Inacreditável isso vindo de mim que nunca gostei muito de ovo e sempre recusei as tentativas do meu pai de fazer eu comer desse mesmo jeito que eu tenho comido aqui.
De noite no jantar comemos comida típica de Savoie segundo minha mãe, muito conhecida aqui na França, o famoso Raclette! E bebemos um vinho, adivinhem? típico da região de Savoie. Delícia, adoro quando a comida é típica.
Fui dormir feliz e já bem de saúde.
6 de Outubro, quarta-feira
Hoje eu acordei e dei bonjour pour les étoiles. A cada dia que eu acordo faz mais noite, hoje superou todos os outros dias, havia muiitas estrelas no céu. Geralmente eu odeio acordar e ainda estar escuro, mas hoje foi diferente, gostei de começar o dia vendo as estrelas.
Quarta-feira eu só tenho 2 aulas, a primeira, de francês (nós vimos um pouco de classicismo e continuamos a assistir 'irmãos grimm" que eu adoro) depois eu tenho duas horas livres antes da aula de inglês. Fiquei estudando francês, tentando aprender sozinha né, e conversei bastante em francês com um menino lá da escola, ele me ensinou algumas coisas legais com exemplos de pessoas que passavam, como o que é puff... blabla, coisas úteis.
Depois do almoço (comi coelho sem nem ligar, tava bom) nós tivemos nosso primeiro dia de musculação, eu estava super animada com a idéia de poder perder um pouquinho de todo o peso gordo que eu to ganhando aqui.
A musculação é simplismente liberdade total. Tem todos aqueles milhões de aparelhos e você faz qu'est-ce que tu veux, o que você quiser. O monsieur lá fez demonstração de todos os aparelhos e nos orientou um pouco, depois foi tudo free! (só escrevi isso porque por algum motivo fiquei o dia inteiro com aquela música na cabeça "...a solução é alugar o Brasil, é tudo free...)
Acho que não sou madura o suficiente para ter tamanha liberdade. Fiz tudo que eu sabia e que dava pro meu tamanho louca e freneticamente haha, amanhã colherei os frutos disso com certeza.
Olha que legal e que surpreendente, eu me pesei antes da aula e depois, e deu 1 kg de diferença. Vocês sabiam que essas coisas acontecem? Nunca imaginei que desse diferença mesmo no peso.
Ah, outra observação sobre a musculação, que me entristeceu: quando a gente chegou nós dissemos todas juntas pro monsieur: bonjoour! e ele, na mesma hora, "aah vocês são as intercambistas do rotary!" Puts, ficamos arrasadas, a gente só disse bonjour e ele percebeu que não falamos francês :(
Depois da musculação liguei pra minha mãe me buscar do celular do meu irmão que ele me emprestou. A ligação tava péssima e minha mãe não escuta muito bem, então, tive que falar bem alto, em francês, o maior esforço, e disse pra ela trazer meu passaporte porque a gente poderia ir no banco fazer um cartão pra mim, sem a menor esperança de que ela conseguisse entender meu francês gritando. Vocês não imaginam minha felicidade quando ela chegou e disse que entendeu tudo perfeitamente e trouxe o passaporte!
Fomos no banco, marcamos uma reunião lá e fomos no supermercado fazer umas compras, passamos também no Lycée para tentar resolver meu problema do cartão M'ra , depois voltamos pro banco e ficamos 2 horaaas lá, mas foi legal, só porque a mulher bonita (como tem mulher mais velha bonita aqui, não é lenda) elogiou meu francês! haha
Aí voltamos pra casa observando o impacto do outono na natureza. Lindo demais. As árvores coloridas, as folhas caindo... lembrei da minha mamis, ela que adora observar essas coisas... aqui na França nem precisa de ser muito sensível pra ver como a natureza manifesta que o mundo está girando e tudo está mudando ,a cada dia é algo diferente pra se ver e eu estou sempre observando tudo.
Quando chegamos em casa levamos um esporrinho do meu irmão e da minha irmã que nos ligaram a tarde toda, já tinham ligado pra todas as familles d'accueils e até pra polícia (ainda não consegui descobrir se é verdade) atrás da gente, porque minha mãe disse que só ia me buscar e voltava em vinte minutos (mas ela levou o passaporte).
Aí minha irmã e minha mãe pintaram o cabelo com uma gororoba natural lá que faz bem pro cabelo e não resseca. Eu fiz 2 mechas de uma cor alaranjada. To esperando secar pra ver direito, mas pelo que já vi gostei muito, to pensando em pintar tudo. Minha mãe disse que o cabelo da minha irmã (que eu adoro a cor) é pintado com isso.
Notícia do tempo, como não pode faltar: hoje de manhã nem tava muito frio, uns 17 graus, de tarde tava um calor do infeeerno, chegou a 30 graus. Imaginem minha situação no banco depois de malhar!
Jantar: quiche! J'aime bien quiche! Já até sei fazer, mas o de hoje foi diferente, não foi com queijo, presunto e algo tipo bacon, foi com outras coisas, verdes, também muito bom. De sobremesa comi Mont Blanc, um creme que eu amo muiito. Até hoje só tinha comido de chocolate mas resolvi pedir hoje o de baunilha. Lembrei do meu irmão, porque o Mont Blac de baunilha é iguaaal um remédio muito bom que certa vez quando era pequeno ele tomou o tubo inteirinho, se chama Cewin. É estranho porque parece o remédio, mas é bom. Prefiro o de chocolate.
Essa foi a primeira vez que eu resolvi escrever sobre o dia-a-dia, sempre me falta tempo e paciência, fora que no dia-a-dia parece que não acontece nada demais. Mas na hora de escrever...
É incrível isso, são tantas coisas que eram pra ser normais mas não são só porque você tá no seu intercâmbio... vou tentar escrever mais durante a semana, afinal é durante ela que a maior parte do intercâmbio acontece.
Um comentário:
amei seu dia-dia!! =) achei mt legal!! obs: vc ainda nao me disse o resultado dessa gororoba do seu cabelo, como ficou!! =))
BEIJOOOOSS
TE AMO
DANI
Postar um comentário