Domingo a noite foi difícil de desligar o computador e ir dormir. As eleições no Brasil me deixaram tensa e eu fiquei até de madrugada vendo a apuração dos votos para no outro dia acordar cedinho e ter a ótima notícia de que terá segundo turno.
Consegui ver a apuração do Espírito Santo quase toda. Tenho a impressão de que meu estado foi um exemplo de organização nessas eleições, mas não tenho certeza, só sei que quando fui dormir já sabia que o nosso novo governador será o Renato Casagrande. Gostei do resultado.
É muito estranho não poder acompanhar isso de perto e pensar que quando eu voltar vai estar tudo diferente, ou não, quero dizer, o poder vai estar na mão de pessoas diferentes. Espero que seja nas melhores mãos possíveis.
É difícil acompanhar a política do Brasil nessa vida tão atarefada (?) aqui da França. É preciso também se desligar do Brasil e viver e conhecer a política daqui, que por sinal é bem agitada.
Mas não queria fazer isso agora, agora eu queria saber de tudo de pertinho, cada detalhe, cada nova notícia.
Estou tentando equilibrar as duas coisas. Já expliquei várias vezes o que eu penso para as pessoas aqui, não é nada fácil fazer isso em francês haha, ainda bem que eles entendem rápido. Ah e tem umas pessoas muito informadas, elas perguntam "você quer que a mulher ganhe?" e depois que eu respondo que Não tenho que fazer uma longa explicação, sem citar muito o Lula já que aqui a imagem dele é bem valorizada com um foco todo especial no Bolsa Família. Quando estou com mais paciência resolvo falar do Lula também e tento ser o mais sensata possível, começo sempre dizendo "ele é muito carismático...tem uma ótima imagem internacionalmente... fez algumas coisas boas..." até porque odeio pessoas radicais em seus julgamentos. Depois explico porque eu não gosto dele e todo mundo entende, afinal, ainda não encontrei ninguém aqui que gostasse de seu presidente, e eu sempre gostei do Sarkozy e das músicas da mulher dele (o que não vem ao caso).
Um dia na biblioteca bem na frente da prateleira havia duas revistas falando só da política do Brasil, uma elogiava o Lula e contrabalanceava com pequenas críticas, a outra falava em geral de todos os presidentes do Brasil a partir da ditadura (revi meus aprendizados de vestibular haha) e dos candidatos à presidência. Lógico que eu não consegui entender tudo sozinha, até porque isso faz um tempinho, mas pedi pra menina da minha sala me dar uma idéia do que dizia...
Alors, agora o Brasil vive um momento muito importante, o segundo turno vai dar tempo para as pessoas refletirem melhor sobre seus votos e tal.
Enquanto espero o resultado o jeito é rezar e torcer pro povo brasileiro fazer a melhor escolha.
3 comentários:
ai que lindinha e que orgulhinho!!!!!!!!!!!!!!!! continue ligada nas eleiçoes mesmo fiilo, ainda mais pra continuar a esclarecer as imagens controversas da politica brasileira no exterior! e continue torcendo pro Serra, já que ele perdeu seu votinhooo, mande vribraçoes que quem sabe viraremos essa hahahads
bjos lindeza
Nós tambem estamos anciosos para ver quem será nosso presidente, espero que seja aquele que no mínimo cumpra todas as promessas, como diz uma frase de uma música muito legal que a DANI fez criticando a política "No Brasil promessa não é sinônimo de obrigação"
Nós tambem estamos anciosos para ver quem será nosso presidente, espero que seja aquele que no mínimo cumpra todas as promessas, como diz uma frase de uma música muito legal que a DANI fez criticando a política "No Brasil promessa não é sinônimo de obrigação"
Postar um comentário