domingo, 24 de outubro de 2010

Última semana de aula!

Coucou,

Hoje é domingo e está um tempo horrível aqui, com chuva, a única coisa boa de dias como esse é que surge tempo pra fazer aquelas coisas super necessárias que você nunca faz, como por exemplo, gravar mais de mil fotos em algum lugar antes que aconteça alguma merda com seu computador e você perca todas, arrumar o quarto, ligar pra família e escrever atrasado no blog.
Vou escrever sobre essa última semana de aula antes da tão esperada férias de outubro. Não sei se são as férias que vêm em um bom momento ou se sou eu que sei que ela está perto dela chegar e me permito sentir mais cansada do que nunca. Essa semana eu estava mesmo beem cansada, todos dizem que é o inverno se aproximando. Espero recuperar nessas férias toda a energia necessária pra não passar o inverno hibernando.

Vamos ver o que eu lembro pra escrever aqui...

Terça-feira

Só lembro que na aula de inglês a professora nos apresentou um cara americano que vai nos dar aula também, esqueci o que ele é, acho que é auxiliar. Beem melhor fazer aula com o Brad do que com a Mme. Tardif haha. Metade da turma ficou com ela e metade com o Brad. Foi muito engraçado quando a professora foi chamando o nome de um por um pra ir pra outra sala com ele e não chamou eu e Anita (a Anita tava quase morrendo por isso né) aí depois que ela chamou todo mundo ela disse: " O que que você acha da brasileira e da canadense?" e ele disse algo bem efusivamente como "ooohhh yeaah, acho ótimo, venham!" haha a cara da Anita de felicidade foi impagável. Ela já contou pra metade da escola que está amoreuse pelo Brad. haha (sim, ela faz coisas desse tipo).
Depois que acaba a aula de inglês temos uma hora livre antes de ir embora, aí eu e Anita (Maria faltou) ficamos conversando um tempão com umas meninas francesas que a gente encontrou no corredor. Foi muito divertido, imagina a conversa mais sem noção do mundo...e a Anita conta umas coisas sem pé nem cabeça e nos ensinou umas expressões em inglês, ri muito. Adoro o jeito que as francesas contam casos, elas fazem gestos e teatro e alteração de voz, super divertido!
Terça foi minha segunda reunião do Rotary, dessa vez foi em um hotel. A comida tava maravilhosa, finalmente comi uma carne de boi um pouco mais parecida com a do Brasil.
Teve uma apresentação sobre o autismo. Fiquei impressionada que entendi quase tudo que a mulher falou. O autismo já é considerado uma deficiência (ai não sei explicar, tem muita coisa que eu entendo em francês mas não sei explicar em português). Achei muito legal mesmo o projeto dessa mulher, e o Rotary ajudou com um cheque alto de não sei quantos euros.
Eu entreguei minha flâmula pro presidente. Ele me fez explicar a flâmula, onde é meu distrito, onde eu moro e tal. Não foi difícil, eu disse que o meu distrito corresponde a todo o meu estado e que eu moro na capital, que eu moro numa ilha (adoro dizer essa parte, porque geralmente as pessoas acham o máximo)...
Na janta no meio da conversa minha mãe começou a contar pra a conselheira que os franceses tem fama de não tomar banho e tal, eu super fingi que não tava ouvindo a conversa pra não ter que dizer nada, mas lógico que ela me perguntou se eu já ouvi isso, aí eu tentei ser o mais delicada possível, falei: "tipo, no Brasil faz muito calor então todos tomam uns 3 banhos por dia, na França faz frio então é lógico que se tome menos banho" hahaha me saí bem eu acho. Odeio perguntas delicadas.
Ah, o chairman disse que em janeiro vai chegar um intercambista da Austrália, GARÇON! haha a reação da Anita foi demais, todos morreram de rir, foi algo do tipo: "garçooon? YES =)". Nós somos 6 meninas, imagina, um australiano no meio, acho que ele vai sofrer um pouco.




Quarta-feira

Tava chovendo. Então eu peguei um negócio chamado Kauê que é uma capa de chuva vermelha muito feia mas ótima pra não se molhar (minha mãe me emprestou quando eu fui pra Annecy) mas sem brincadeira, é feia demaaaais, eu peguei só pra ver a reação do meu irmão. Foi super engraçado quando eu desci com aquilo na mão e disse "vamos" , aí ele: "que?? você vai usar isso?" hahaha aí eu: "vou, e daí, sou intercambista" , ele :"você NÃO vai usar um kauê é muito feio, se você vestir isso fica longe de mim" hahaha
ri eternamente dele por ter acreditado.
No final das contas pegamos carona com a Anne, pra que? chegamos super cedo e ficamos do lado de fora esperando a escola abrir, fomos os primeiros a entrar.
Quarta os alunos tinham combinado de fazer um sitting. Todos se sentam na frente do Lycée e ficam lá fazendo greve!
Matei todas as aulas.
Foi um dia péssimo pra fazer isso porque tava chovendo,mas foi muito legal.
Um monte de gente levou comida, bebida, cobertor...
Acho isso muito inútil, não faz efeito nenhum, pra mim não existe greve de alunos, existe matar aula. Se fosse algo organizado com todos os Lycées da região e tal... aí sim, mas um monte de aluno sentado na frente da escola comendo e fazendo nada... ça fait rien! Mas como sou intercambista, fui assim mesmo. Nossa desculpa é sempre: temos que viver plenamente a cultura francesa, e é fato que a greve é um traço fortíssimo dessa cultura.
Eu me esforço pra ser menos crítica e não ficar expressando muito minha opinião (depois explico por que) mas fala sério, o menino que tava animando tudo gritava "resistaance", tipo, vamos resistir e ficar sentado aqui um tempão. Pra mim é mais fácil ficar sentada com os amigos, conversando e comendo, mesmo que na chuva, do que ir pra aula.
Mas enfim, resisti, até ficar muito frio e entrar pra sala deliciosa que tem um aquecedor e terminar de matar aula lá .haha


Malhei muiito pra ver se não engordo tanto. Voltei pra casa, comi e me arrumei pra ir pro teatro.
Nós fomos com o pessoal da escola para Chambérry ver uma peça. Foi legal porque a gente conversou muito com a galera no ônibus e eu vi um pouco de Chambérry pela primeira vez (que vergonha), achei uma gracinha a cidade, já tem um pouco de decoração de natal. Mas a peça mesmo não entendi quase nada, mas imagina só, é uma atriz fazendo 5 personagens! Nem o pessoal francês entendeu tudo =/



Quinta-feira

Na primeira aula de SES teve prova, e como a gente não entendia grandes coisas a professora disse que a gente podia escrever um texto sobre o sistema educacional do nosso país.  No começo eu achei que ia ser um pouco impossível mas depois super me empolguei e escrevi pra caramba. No final do meu texto eu fui ficando revoltada e terminei com algo do tipo "a gente paga imposto mas não tem educação".
Adorei que na segunda aula, depois de ficarmos uns 5 minutos esperando a professora de história ela apareceu e disse "hoje vou fazer greve". Não tivemos as duas aulas do dia =)
Fez um sol delicioso, mesmo estando frio, aí fui desesperada deitar um pouco na grama com o pessoal da sala, já que sol e sentar na grama serão coisas um pouco raras nos próximos meses.
Porém isso durou pouco porque quinta é dia de TPE, como sempre ficamos reclamando um tempão e como sempre no final achei legal pra socializar.
Li um jornal que tinha a Dilma na capa, me estressei um pouco porque o jornal era valorizando a mulher que assume cargos importantes, então, tava elogiando ela, mas pelo menos valeu a pena ler só porque o jornal foi de antes do primeiro turno então tava falando como se as eleições já tivessem ganhas! haha #tomapt
Li de novo a revista que fala do Brasil e de todos os presidentes e paga pau do Lula e depois fiquei conversando com uma menina lá de quem eu gosto muito, Adeline.
Fiz nada as duas horas, só falei, passeei pelo corredor, aprendi uns passinhos de balé, entrei no fb...

Sexta-feira

Cansei de escrever.
Sexta foi um dia cansativo como sempre, muitas aulas. Mas foi o último dia de aula!! Não temos a última aula então ficamos sentadas na grama com uma menina da minha sala e as espanholas. Percebi que já conhecemos bastante gente do Lycée porque toda hora vinha alguém dar dois beijinhos e desejar boas férias.

E enfiiim... VACANCES!!  =)

De noite teve o Kung Fu, foi divertido como sempre... antes de ir embora o José (pai da Marina e professor de Kung Fu) me deu um queijo! Ele disse "Laíza, pra você que adora fromage" HAHA
Me senti um pouco gordinha, mas ele é um fofo. O queijo é uma delícia.

Beijinhos, cansei de escrever, depois falo de ontem ;*

2 comentários:

Anônimo disse...

esse povo ama o PT ne?! falam do lula, da dilma! mostra o serra e a marina pra eles!!!!
dani

Maezinha Lica disse...

VOCE TÁ FICANDO CONHECIDINHA PELA BOCA NERVOSA, NEM PARECE MINHA FILHINHA, ACHO QUE TO MAIS MAGRA QUE VC( MENTIRINHAAAAAA AHAHAHA )
TE AMO MUITO MINHA GORDINHA, FOFINHA, BEIJINHOS