terça-feira, 2 de novembro de 2010

O mundo gira, muito rápido.

Quarta-feira

Não lembro muito bem o que eu fiz, só que conversei bastante com minha família, aprendi piadas, trava-línguas...
A Marina veio dormir aqui porque no outro dia nós iríamos viajar pro Sul da França.
A noite estava linda e finalmente íamos ver as estrelas pelo telescópio da minha mãe. Na verdade o que íamos ver mesmo era Júpiter. Aqui na França ele se destaca no céu, todo dia eu vejo, uma grande estrela que brilha muito, mas não pisca, logo, um planeta, Júpiter.
Minha mãe adora astronomia e tem um telescópio enorme, muito sofisticado e muito caro (dá até medo de encostar).
Colocamos o telescópio no jardim e fomos ver Júpiter. Muito legal! Deu pra ver os satélites alinhados e tudo, só que há um inconveniente: a Terra gira, e muito rápido!
O telescópio tem um sistema que ainda tenta acompanhar o movimento mas ativá-lo toma muito tempo e não vale a pena ás vezes. Mesmo com o sistema que acompanha um pouca a rotação da Terra era bem rápido que Júpiter saía do foco.
Pra mim mais legal do que observar Júpiter foi observar como o mundo gira rápido e nós nem nos damos conta.
Aqui na França você pode ver as folhas caindo, a natureza mudando suas cores, sentir a alteração do clima... mas essa foi a primeira vez que eu me dei mesmo conta de que o mundo está girando, tudo está mudando rápido e não há tempo para observar tudo, só um pouco. Para observar e tirar o máximo de cada coisa é preciso saber acompanhar o movimento.
Depois de ver Júpiter entramos um pouco para esperar a lua surgir, ela só apareceu bem mais tarde e fomos no maior frio ver a lua liinda de perto.
Valeu a pena dormir tarde mesmo tendo que acordar cedo no outro dia.

Nenhum comentário: